Tuesday, April 24, 2007

Revolução dos Cravos


Por mais incrível que pareça as nossas crianças desconhecem o que foi o 25 de Abril.

Para a rádio uma rapariga diz que o 25 de Abril foi uma revolução pela liberdade, até ai tudo bem, até que depois borra a pintura toda quando diz que foi muito violenta, ouve muitas mortes, muitos feridos, e que até as crianças eram obrigadas a ir para a guerra, viu uma imagem com uma jovem a agarrar uma espingarda….
Para os que tem pouco em conta a cultura nacional aqui vai:

O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares.
Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português. A revolução é frequentemente qualificada como pacífica, foi declarada a morte de 4 pessoas em Lisboa.

Precedentes:

Em 1933 o regime é remodelado, auto-denominado Estado Novo e Oliveira Salazar passou a controlar o país, não mais abandonando o poder até 1968, quando foi então substituído por Marcello Caetano que dirigiu o país até ser deposto no 25 de Abril de 1974.
Sob o governo do Estado Novo, Portugal foi sempre considerado uma ditadura, quer pela oposição, quer pelos observadores estrangeiros quer mesmo pelos próprios dirigentes do regime. Formalmente, existiam eleições, mas estas foram sempre contestadas pela oposição, que sempre acusaram o governo de fraude eleitoral e de desrespeito pelo dever de imparcialidade.

Ofertas inerentes ao regime:

Uma polícia política, a PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) que perseguia os opositores do regime.
Economicamente, o regime manteve uma política de condicionamento industrial que resultava no monopólio do mercado português por parte de alguns grupos industriais e financeiros. O país permaneceu pobre até à década de 1960, o que estimulou a emigração.

Porque o Cravo?
O cravo tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974; Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, apoiando os soldados revoltosos, alguém (uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel), começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que depressa os colocaram nos canos das espingardas.

No comments: