Friday, April 20, 2007

O urso que gosta de mel!

O ursinho Winnie The Pooh surgiu pela primeira vez nas páginas do London Evening News no dia de Natal de 1925.

Foi criado pelo escritor inglês Alan Alexander Milner. A ideia nasceu quando Alan visitou o Jardim Zoológico com o seu filho, Christopher Robin, durante a qual ambos ficaram deliciados por uma dócil ursa, Winnipeg, que tinha sido recentemente doada ao Jardim Zoológico de Londres.

Winnie The Pooh primeiro deu nome a um peluche e surge em histórias que o escritor contava ao seu filho, usando o próprio Christopher Robin como personagem, assim como outros dos seus bonecos, como o tigre Tigger ou o porquinho Piglet. Viviam todos no Hundred Acre Wood (Bosque dos Cem Acres), um bosque inspirado pela Ashdown Forest, em East Sussex.

Por curiosidade é engraçado referir que este ursinho de peluche foi oferecido a Christopher no seu primeiro aniversário, em 1921, e era o seu brinquedo favorito. É como se o Winnie tivesse tido uma existência real que ficou eternizada nos livros e filmes a que continua a dar vida.

Este ursinho ainda existe e pode ser visitado na sala destinada às crianças da Biblioteca Municipal de Nova Iorque. Poucos meses depois da estreia no jornal, no ano de 1926, o ursinho Pooh deu origem a um livro, Winnie The Pooh, com as histórias de Alan Milner e ilustrações de E.H. Shepard.


Em 1929 Milner vendeu os direitos de merchandising de Pooh a um americano, Steven Slesinger, que gradualmente o transformou num negócio rentável.

Posteriormente em 1961, os direitos sobre o personagem foram cedidos à Disney. Já depois da morte de Milne, Winnie The Pooh aparece pela primeira vez no cinema em 1966, com o filme "Winnie The Pooh and the Honey Tree". A primeira longa metragem de Pooh data 1977 e chama-se "The Many Adventures Of Winnie The Pooh".

Esta fotografia foi tirada por Marcus Adams em 1928, está exposta na National Portrait Gallery, em Londres, e representa o pequeno Christpher Robin com o seu peluche a quem deu o nome Winnie The Pooh.

No comments: