Thursday, March 22, 2007

Onde surgiu o xadrez?


Seria impossível afirmar com certeza a origem do xadrez, mas conta-se que na Índia, no século VI, um sábio denominado Sissa apresentou ao monarca da época um jogo, cujo nome era chaturanga e que com o passar dos anos foi expandido pelos países da Europa e passou a ser denominado por Xadrez.

Sissa apresentou o jogo num concurso promovido pelo rei, que por ser muito generoso oferecia o direito de pedir o que quisesse à custa do jogo mais interessante, com objectivo de distrai-lo, pois tinha perdido seu filho em combate há pouco tempo.

Contudo, o Rei deixou bem claro que não queria qualquer jogo. Desejava algo lógico que não dependesse de sorte para ganhar, mas sim de raciocínio.

Foi então que o brâmane Sissa encantou o rei, apresentando e explicando o nome das peças, seus movimentos e o que cada uma representava no reino onde viviam.

Após toda a explicação e de terem, inclusive, jogado uma partida, o rei agraciado com o sábio, perguntou-lhe o que queria em troca de tão criativa invenção.

- Não quero nada - respondeu Sissa, demonstrando além de muita sabedoria bastante humildade. Depois de insistentes pedidos, o sábio disse que não queria ouro, palácio, nem terras, deixando bem claro que o objectivo dele era deixar o rei satisfeito e que a alegria transmitida era o pagamento, mas visto que o Rei sentia-se ofendido em não recompensá-lo, Sissa respondeu que queria o pagamento em grãos de trigo.

Explicou que os grãos de trigo deviam ser colocados sobre o tabuleiro de xadrez (que tem 64 casas), sendo que na primeira seria colocado 1 grão, na segunda 2, na terceira 4, 8, 16, e assim dobrando sucessivamente...

No inicio, o rei e todos os que estavam à sua volta riram, dizendo ser ridículo o pedido dele e que estava a desperdiçar a concessão dada.

O sábio reafirmou a sua decisão e continuou insistindo no pedido, até que o rei ordenou para que um de seus empregados trouxesse alguns sacos de trigo para que pudesse pagar os serviços oferecidos por Sissa.


Foi então que começou a distribuição dos grãos. Porém, passado trinta e duas casas do tabuleiro concluíram após alguns cálculos que se juntasse todo o trigo do mundo não daria para pagá-lo e precisaria de toda a produção de trigo da época na Índia cultivada por mais de 60.000 anos, sendo que o total corresponderia a 2.305 montanhas (o número exacto é 18446744073709551616 grãos)!

Diante disso, surpreso, o rei não soube diferenciar o que foi mais inteligente: o jogo ou o pedido que o sábio fez?

Naturalmente, Sissa já sabia que seria impossível pagá-lo daquela maneira e permitiu que o rei não cumprisse o seu pedido!

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