Feliz aniversário
Como toda a gente sabe, nas comemorações de aniversário é comum ter convidados da família e amigos, alimentos diversos: bolos, bolinhos, bolões, outros doces, salgadinhos, refrigerantes e não esquecer a bela da “bjeca”.
Mas de onde é que isto veio?!
Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas têm hoje em dia uma longa história. Os costumes de dar os parabéns e dar presentes- com o requinte das velas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demónios e garantir a sua segurança no ano vindouro. Até ao século quarto, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.
Os romanos também endossavam este costume. O acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.
Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.
Pois bem, assim já sabemos o porquê de tudo isto, agora o importante é ir para casa e encher a barriguinha de bolinhos ….
Parabéns Pai
1 comment:
Com bolos ou sem bolos, com velas ou sem elas, o importante é ver e sentir que não estamos sós, em cada momento especial da caminhada da vida, e que temos a companhia e o carinho dos nossos (família).
Obrigado!!!!
Post a Comment