Tuesday, March 20, 2007

Comboio

Um pouco de história:

Os caminhos-de-ferro foram a primeira forma de transporte de massas, e até ao desenvolvimento do automóvel no início do século XX tinham o monopólio efectivo no transporte terrestre.

Nas décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial, o petróleo barato, juntamente com melhoramentos nos automóveis, auto-estradas e aviação, tornaram estes meios mais práticos para grande parte da população.

O primeiro sistema de caminhos-de-ferro de alta-velocidade foi o japonês Shinkansen na linha Tokaido Shinkansen, lançado oficialmente em 1964. Os comboios Shinkansen da série 0 foram construídos pela Kawasaki Heavy Industries, alcançando velocidades de 200km/h na rota Tóquio-Nagoya-Quioto-Osaka.

Os comboios de alta-velocidade foram concebidos para recuperar os passageiros de comboios perdidos para outros meios de transporte, tendo em muitos casos sido muito bem sucedidos nos seus objectivos.

Curiosidades:

Comboio Versus Automóvel

Os comboios de alta-velocidade podem transportar passageiros a velocidades muito maiores que as possíveis num carro, viagens que liguem os centros de duas cidades, os comboios de alta-velocidade podem ser três vezes mais rápidos que um carro.

Têm custos ambientais muito inferiores, além de serem menos cansativas, mais produtivas e mais fiáveis que as viagens de carro.

Os carris de comboio permitem um fluxo de passageiros por hora superior a uma estrada da mesma largura.

Comboio versus Aviação

Quando se viaja para menos de 650km, o processo de check-in e de passagem por todos os postos de segurança nos aeroportos, tal como as viagens para o próprio aeroporto, tornam o tempo total da viagem comparável com o de um comboio de alta-velocidade.

Outra vantagem dos comboios de alta-velocidade sobre o avião é o conforto: a viagem envolve menos mudanças de escala, estar menos tempo de pé e lugares sentados mais espaçosos.

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