Blu-ray Disc (BD) vs. HD-DVD
O futuro do DVD é ainda incerto, contudo é certo a necessidade de substituir o DVD. E os candidatos são o Blu‑ray e HD‑DVD.
Devido às suas grandes capacidades de armazenamento, tanto a tecnologia Blu-ray como o HD-DVD permitem a reprodução de vídeo de alta definição. Usando a técnica de tripla camada, o HD-DVD pode armazenar até 45GB de informação enquanto que um disco Blu-ray armazena um máximo de cerca de 54GB.
Os benefícios da compatibilidade são claros: os novos leitores poderão ler, tanto com os DVD antigos, bem como com os novos formatos. Estes leitores estarão equipados com díodos laser vermelhos e azuis, que será uma esperança para os fabricantes venderem mais unidades de leitura.
O formato HD-DVD poderá ficar disponível para os consumidores mais cedo que os discos com os formato Blu-ray. Isto porque o HD‑DVD utiliza técnicas de manufactura muito semelhantes às utilizadas nos DVDs actuais. Assim, as casas de replicação de DVDs não necessitarão de re-equipar significativamente a suas linhas de produção para tornar o HD-DVD uma realidade.
Devido às limitações de leitura dos DVDs actuais, o Blu-ray e o HD-DVD usam ambos lasers azuis-verdes e vermelhos. Outros produtos, através da combinação destes dois lasers, apenas num único, conseguem armazenar, em níveis tridimensionais e no espaço de um DVD, 1TB (TeraByte = 1024 GigaBytes) de informação (20 vezes mais que num disco Blu‑ray ou o equivalente à capacidade de 200 DVDs), com uma taxa de transferência de 1Gbit/s (40 vezes superior à de um DVD). Mais tarde poderão chegar aos 3,9TB.
Mas as novidades não ficam por aqui. A empresa Calmec, na Califórnia, já produziu uma memória, com um cm cúbico, de um material baseado em nanotubos de carbono que armazena 1,9 ExaBytes (1,9 milhões de GigaBytes).
Quem vai sobreviver?
1 comment:
por acaso, tanto o HD DVD e o Blu-ray usam lasers Azul-Violeta, a maior diferença no tamanho reside em que as faixas de dados do blu-ray são mais curtas, ou seja, podem armazenar mais o's e 1's antes de fazer espiral até ao fim do disco.
Para ter mais dados, com faixas de dados mais magrinhas, requer um laser mais afinado logo, de comprimento de onda diferente mas, os técnicos do Blu-ray fizeram com que a camada transparente que protege os dados, onde ficam os riscos e as dedadas =D ficar mais fina, 0.1mm face aos 0.6mm do HD-DVD, tendo que deixar de ser de plástico para ser de Durabis, material desenvolvido pela TDK, mais resistente.
Por outro lado, os testes feitos com discos blu-ray levaram a um máximo de 100GB com um limite teórico de 200GB quando o HD-DVD teve um máximo de 45GB e limite teórico de 60GB.
Research!
Post a Comment