O mundo dos hamsters
O seu nome vem do alemão hamster que significa recolher, guardar, pois este pequeno animal ocupa grande parte do seu dia a juntar grãos, pedaços de fruta, raízes, larvas e pequenos insectos. Guarda-os cuidadosamente nas bochechas, depositando-os de seguida em local seguro.
Deve ser colocado num local protegido do frio e do calor excessivos e das correntes de ar. A sua gaiola deve ter espaço para dormir, alimentar-se e o seu fundo forrado com pequenos e finos pedaços de madeira. A gaiola deve ser colocada em ambientes sossegados, longe de outros animais de estimação. Existem vários tipos de gaiolas, sendo as mais comuns, as de arame e as de tubos. Independentemente da gaiola deve equipá-la com rodas, argolas, tubos transparentes, escadas e pontes para que o hamster se possa exercitar.
Facilmente se encontram rações preparadas para um correcto equilíbrio calórico e vitamínico. Mas, é saudável para estes animais comerem alguma fruta ou vegetais, desde que sejam introduzidos gradualmente na sua dieta e não se tornem um substituto da ração. Alguns alimentos que se podem dar aos hamsters são: alfafa, maça (sem sementes), coentros, cenoura, pepino, couve, batata cozida, dentes-de-leão, etc. As verduras não devem ser cultivadas com recurso a pesticidas ou herbicidas, uma vez que estes produtos são tóxicos para estes pequenos animais.
Os hamsters são animais crepusculares, cujo grau de actividade é maior durante o nascer e o pôr do sol. São animais independentes, mas que reconhecem o dono após pouco tempo de convivência, especialmente se forem manuseados regularmente. Alguns hamsters são conhecidos por morder os donos, mas geralmente estes animais só atacam quando se sentem assustados.
Deve-se sempre mostrar calmo quando manusear um hamster e deve fazê-lo frequentemente. Mas antes de poder pegar neste animal, deve tentar ganhar a sua confiança. Começar por dar comida à mão é sempre um bom princípio. Depois de alguma habituação, pode tentar fazer festas no dorso do animal, primeiro por entre as grades e depois começando a abrir a porta. Quando o hamster se sentir à vontade com a sua mão, pode começar a tirá-lo da gaiola e a manuseá-lo. Nunca deve tentar manusear o hamster quando ele está a dormir ou a comer.