Monday, June 18, 2007

Santos populares

Santo António

O dia de Santo António é celebrado a 13 de Junho, data do seu falecimento.

Casamenteiro – esta conotação foi-lhe atribuída não por milagres ou porque fosse namoradeiro. Foi apenas porque a data de comemoração deste Santo é no início do Verão, época relacionada com a fecundidade, altura em que nascem os novos frutos e as pessoas se casavam.

Origem das marchas populares – em Lisboa festeja-se o Santo António desde o século XVI. Já desde esse tempo que se faziam festas, cortejos, procissões e os bairros das cidades participavam tentando ser os mais vistosos.

Noivas de Santo António – os casamentos com este santo padrinho realizam-se desde 1950. Esta ideia surgiu de um jornal o “Diário popular” que ajudava os casais mais pobres a terem uma festa de casamento no dia de Santo António.

Os vários comerciantes colaboravam dando enxovais a troco de publicidade.

Antigamente as crianças construíam altares para o santo António. Os adultos colocavam dinheiro na caixinha das esmolas “para o Santo”. Daí hoje as crianças pedirem um “ tostãozinho para o Santo António”.

As raparigas quando queriam saber com quem iriam casar, fechavam-se num quarto às escuras, à meia-noite, e diante de um espelho chamavam pelo Santo António sete vezes. Depois acendiam uma vela e logo veriam o rosto do eleito reflectido na chama.

Também podiam saber o nome do futuro marido da seguinte forma: depois das últimas labaredas da fogueira extinguirem-se, colocavam sob o borralho cinco réis. No dia seguinte retiravam o dinheiro e davam-no ao primeiro mendigo que encontrassem, cujo nome seria o do futuro marido.

São João

Lenda – na idade média, acreditava-se que a noite de S. João era mágica. Dizia-se que existiam mouras encantadas. Estas deixavam de ser cobras de água apenas na noite de S. João e vinham à tona da água em forma de mulher.

Acredita-se que na noite deste santo é possível adivinhar-se o futuro.

Em algumas zonas do país adivinhava-se como iria ser o ano da seguinte forma: colocam-se numa tábua 12 montinhos de sal representando os 12 meses do ano. Depois passa-se a tábua pelo fumo de uma fogueira e deixa-se ficar toda a noite ao relento. Antes do sol nascer vêem-se quais os montinhos de sal que estão mais húmidos e é então que se sabe em que meses vai chover mais.


São Pedro

Foi o primeiro Papa da Igreja Católica e são muitas as devoções que lhe são atribuídas, das quais se destacaram ser o protector dos pecadores e guarda das portas do céu. Segundo a crença popular, São Pedro é muitas vezes responsabilizado pelo estado do tempo. O dia dedicado a este santo é o de 29 de Junho e marca o fim dos Santos Populares.

Wednesday, June 13, 2007

Vem mesmo a calhar agora que tenho um....hihi


O aquarismo ou aquariofilia é a técnica de se criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, geralmente em caixas de vidro, acrílico ou plástico - aquários - para fim decorativo ou de estudo, o que faz esta actividade se distinguir da piscicultura ou aquacultura, que tem aspectos de produção.

Os aquários para a prática da aquariofilia possuem diversos formatos e tamanhos, indo desde os aquários esféricos, até aos aquários que ocupam paredes inteiras. É bom saber sua forma e tamanho para ver se o peixe que pretende povoá-lo se adequa, pois não é uma questão só de estética, mas também de utilidade.
Ou ter um aquario todo giro na mesa de cabeçeira...

E fiquem sabendo é muito giro ter "pexinhos".

Eu vou dando noticias dos novos habitantes da mesa de cabeceira

Tuesday, June 5, 2007

O mundo em que vivemos....


Se a população da Terra fosse reduzida a uma colónia com 100 pessoas, seria observada a seguite distribuição:


- 86 heterossexuais, 11 homossexuais

- 70 não teriam recebido qualquer instrução escolar

- 1 morreria

- 6 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todas seriam dos EUA

- 50 pessoas passariam fome

- 1 teria de frequentar o ensino superior


que bela coisa esta....